Incra reconhece área do Quilombo de São Pedro

O Incra reconheceu e declarou como terras da Comunidade Remanescente de Quilombo de São Pedro, uma área de 4.692 hectares, situada nos municípios de Eldorado e Iporanga, no Vale do Ribeira, em São Paulo. A Portaria de reconhecimento, que beneficia 39 famílias quilombolas, foi publicada nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União (DOU) .

Read More

Fundação Palmares certifica 15 comunidades quilombolas

A Fundação Cultural Palmares certificou 15 comunidades como remanescentes de quilombos. Oito das comunidades quilombolas ficam em Minas Gerais; cinco no Tocantins; uma na Bahia e uma em Rondônia. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Read More

Implantação da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto no Rio Ribeira do Iguape

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Direitos Humanos participou de reunião em 22 de fevereiro de 2014, em Adrianópolis-PR, para ouvir as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto, no Rio Ribeira do Iguape, cujo curso abrange os Estados do Paraná e São Paulo. Estiveram presentes representantes de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, da Procuradoria da República, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, de movimentos sociais e de organizações da sociedade civil.

Read More