Mineração: as propostas da Igreja

09/03/2015 08:51
Amigos y amigas, en esta notícia se puede escuchar una entrevista con Frei Rodrigo Péret, miembro de SINFRAJUPE (Servicio Interfranciscano de Justicia, Paz y Ecología) e de nuestra Red Iglesias y Minería, por ocasion de la presentación de la REPAM en el Vaticano - Roma.  
 
2015-03-05 Rádio Vaticana Cidade do Vaticano (RV) – Neste espaço dedicado aos Direitos Humanos, hoje vamos falar de extrativismo – atividade emque o Brasil é ...
image

Cidade do Vaticano (RV) – Neste espaço dedicado aos Direitos Humanos, hoje vamos falar de extrativismo – atividade em que o Brasil é campeão na América Latina.

Na verdade, desde os tempos coloniais, o Brasil transformou a mineração em um dos setores básicos da economia nacional e ainda hoje continua em forte expansão.

Na obtenção de matérias-primas, é utilizada por indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, fertilizantes e petroquímica. O subsolo brasileiro, portanto, constitui um rico depósito mineral e consequentemente, uma rica fatia para a economia nacional e para interesses privados.

Atualmente, há um debate para atualizar o Código de Mineração, que foi publicado durante o regime militar. O projeto tramita na Câmara dos Deputados desde 2011.

Na Igreja brasileira, um dos especialistas do assunto é o Fr. Rodrigo Peret, que representa os franciscanos na Rede Igreja e Mineração.

Em entrevista à margem do encontro da Repam, Rede Eclesial Pan-amazônica, Fr. Rodrigo concedeu uma entrevista a Cristiane Murray, em que fala do neo-extrativismo, da sua incidência e da luta da Igreja neste setor. Ouça clicando acima.

(from Vatican Radio)
 
 
 
 
Thiago Valentim Pinto Andrade
Comisión Pastoral de la Tierra (CPT)
Centro Ecuménico de Estudios Bíblicos (CEBI)
Red Iglesias y Minería
 
Brasil